Instituto Pensar - Projeto Viver de Cultura - Programa Aschberg Unesco

Projeto Viver de Cultura - Programa Aschberg Unesco

Programa UNESCO-Aschberg para artistas e profissionais da cultura foi fundado em 1956 e continua a apoiar a criatividade e a diversidade artística. Inicialmente dedicado a promover a formação de artistas através da atribuição de bolsas para o estudo de artistas residentes, foi redesenhado em 2017 para apoiar a implementação dos dois instrumentos normativos da UNESCO que abordam a criatividade artística: a Convenção de 2005 sobre a Protecção e Promoção de a Diversidade das Expressões Culturais e a Recomendação de 1980 relativa ao Estatuto do Artista. Em 2021, a reformulação do programa é particularmente oportuna, dada a crise da COVID-19 que deixou muitos artistas e profissionais da cultura, especialmente mulheres, vulneráveis  face à precariedade económica desse grupo.

O Instituto Pensar foi o único proponente das Americas a ser contemplado para o programa e irá realizar ao longo de 2024 em parceria com a empresa Garimpo de Soluções 4 ações contempladas na proposta VIVER DE CULTURA, entre elas elaborar um mapeamento dos codígos nacionais de atividades da econômica ( CNAEs), realizar um mapeamento das experiências exitosas no setor no Brasil e nas America do Sul, colaborar com a construção dos debates acerca do Marco regulatório da Economia Criativa  junto ao congresso Nacional. 

O programa irá:

Auxiliar os gestores políticos e as instituições governamentais na adaptação e/ou criação de políticas, leis, regulamentos ou medidas que protejam e promovam o estatuto do artista e dos profissionais da cultura, em linha com os Objetivos da Convenção de 2005 e a Recomendação de 1980 relativa ao Estatuto do Artista .

Desenvolver as capacidades de monitorização, planeamento inclusivo e elaboração de relatórios dos Estados-Membros sobre o estatuto dos artistas e dos profissionais da cultura através de investigação intersectorial, capacitação, consultas baseadas em evidências e diálogo político envolvendo OSC relevantes.

Melhorar a compreensão pública do importante papel dos artistas e profissionais da cultura para a economia criativa, a diversidade cultural e a liberdade artística através de iniciativas inovadoras de comunicação e defesa, bem como de parcerias criativas entre governos e Organizações sociais e civis.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: